Podcast do Portal traz dicas preciosas dos especialistas Murilo Jacoby e Ronny Charles para se evitar os riscos do processo e vender com segurança para o governo
 
 
 
 
O terceiro episódio do COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA, o Podcast do Portal de Compras Públicas, já está no ar e traz esclarecimentos e orientações fundamentais para os fornecedores sobre como evitar riscos e concorrer com maiores garantias de sucesso nos pregões eletrônicos do governo. Abrangendo inclusive as cobiçadas Atas de Registro de Preços que, na prática, funcionam como um grande cadastro de produtos e fornecedores para os entes compradores, selecionados mediante licitação. Elas são ótimas oportunidades para se garantir vendas futuras, porém, requerem atenção redobrada desde o início do processo, especialmente sobre os prazos de entrega, quantidades exigidas ao longo do contrato e a logística necessária para fazer os produtos ou serviços chegarem ao comprador.
“Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de se precificar as entregas do que foi vendido, para que o fornecedor não enfrente prejuízos ou não consiga cumprir o que foi contratado”, alerta o CEO do Portal, Leonardo Ladeira. No Podcast, ele conversa com dois advogados especialistas em licitações e contratos públicos – um da área privada, Murilo Jacoby, de um dos mais renomados escritórios em Direito Público do país, e outro da área pública, Ronny Charles, advogado da União e coordenador da Comissão Permanente de Licitações da Consultoria-Geral da União. Juntos, eles mostram qual a melhor forma do fornecedor ser precaver nessa e em outras situações de risco, como a repactuação de preços do segundo lugar quando o primeiro foi desclassificado, o não recebimento do pagamento, a quase irreversibilidade dos lances no pregão eletrônico.
O Podcast do Portal pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS.  
Acompanhe o COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA e aproveite as dicas desses três especialistas sobre as principais dúvidas dos fornecedores que participam ou querem entrar no mundo do pregão eletrônico. A principal delas: conheça os riscos e a melhor forma de evitá-los para estar bem preparado e negociar com segurança e todas as garantias legais. O conhecimento das regras, segundo Ladeira, Jacoby e Charles, é o diferencial para o sucesso nas vendas para o governo.
Sobre nossos convidados:
Murilo Jacoby é professor e consultor, especializado na elaboração de regulamentos de licitação e contratos e no acompanhamento de processos licitatórios, diretor-jurídico do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados e também diretor-presidente do Instituto Protege Escola Brasil, que atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica dos gestores e é um dos parceiros do Portal. O escritório também é responsável pelo suporte jurídico da plataforma.
Ronny Charles é advogado da União, professor e palestrante e autor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas, Licitações públicas: Lei nº 8.666/93 e RDC: Regime Diferenciado de Contratações, todos pela editora Jus Podivm. Escreve a coluna mensal Direito & Política na Revista Negócios Públicos e é coordenador da Comissão Permanente de Licitações da Consultoria Geral da União, na área de uniformização de entendimentos.
 
PARA OUVIR O EPISÓDIO, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: