Na segunda parte da cobertura, Podcast do Portal destaca pontos-chave das palestras das referências do setor no último dia do evento
 
Está no ar a segunda parte da cobertura dos principais pontos abordados pelos especialistas nas palestras do Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas, realizado pelo Portal de Compras Públicas nos dias 7 e 8 de dezembro. Nesse episódio, o Podcast COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA destaca as análises do último dia do evento.
 
O COMPRAS PÚBLICAS NA PRÁTICA é quinzenal e pode ser ouvido em cinco plataformas digitais – SOUNDCLOUD, SPOTIFY, CASTBOX, DEEZER E APPLE PODCASTS/iTUNES.
 
O Encontro proporcionou 25 horas de palestras e debates de alto nível com os maiores especialistas e referências em licitações, contratos públicos e também na sua fiscalização e controle. Os participantes - novos gestores, secretários municipais, pregoeiros e servidores que atuam como compradores públicos, advogados e assessores jurídicos do setor e procuradores dos Tribunais de Contas – puderam aprofundar, diretamente com os convidados, temas e questões da maior importância para o setor no momento. 
Um dos destaques do dia 08 foi sobre um tema sempre polêmico nas licitações que é a definição de preços. O Advogado Dawison Barcelos, que é consultor jurídico do Tribunal de Contas da União (TCU) e professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), avaliou os Cuidados na Definição de Preços de Referência em Compras Públicas. Ele ressaltou a importância da Instrução normativa 73 e o significado dos órgãos públicos buscarem referências de preços no mercado.
Outro ponto alto do segundo dia do evento foi a reflexão sobre a Regulamentação das Compras Públicas nos Municípios. O Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional do TCU, Rafael Jardim Cavalcante, trouxe uma relevante reflexão ética sobre a integridade nas compras governamentais. Cavalcante - que já foi Secretário de Combate à Corrupção do TCU, responsável pela condução dos processos da Operação Lava Jato e da Copa do Mundo 2014 no Tribunal - elencou nove (09) pontos fundamentais para os gestores públicos terem no horizonte do seu plano anual de compras e contratações, a fim de garantir a integridade dos processos.
No mesmo painel, o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Eduardo Bessa, que também já coordenou a mesma área no Ministério da Fazenda, abordou os riscos de práticas de controle e integridade “de fachada” nas compras públicas.
Por fim, o professor Murilo Jacoby, diretor jurídico do escritório Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados e diretor presidente do Instituto Protege, mostrou a importância do papel das compras públicas para ajudar a impulsionar as economias regionais, na palestra sobre a Modernização da Legislação das Compras Públicas e o Desenvolvimento Local.
Ao final do evento, o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, agradeceu a todos os palestrantes e painelistas convidados que participaram do Encontro e adiantou que em 2021 a plataforma pretende seguir nessa linha, de produzir e compartilhar conteúdo de qualidade com o público que atua no setor. “Foi fantástico o que esses especialistas todos somaram ao que já se tornou uma missão para o Portal, que é compartilhar conhecimento com quem trabalha no ecossistema de compras públicas. Tivemos referências da área que nos falaram desde a criação e regulação das leis que afetam as licitações públicas até o processo operacional de colocar em prática essa legislação, passando pela dinâmica a que o fornecedor precisa se enquadrar para vender para o governo, pela gestão dos contratos públicos e ainda pela fiscalização e controle desses processos todos. Foi um enorme aprendizado e vamos trazer muito mais no ano que vem”, anunciou.
 
O Encontro Brasileiro de Grandes Nomes em Compras Públicas teve mais de 6 mil inscritos e quase 4 mil espectadores em tempo integral, que em pesquisa ao final do evento deram nota 9,64 para a seleção de palestrantes e os conteúdos abordados.
 
Totalmente virtual e gratuito, o Encontro teve a parceria do ESCRITÓRIO JACOBY FERNANDES & REOLON ADVOGADOS ASSOCIADOS, referência nacional em Direito Público, Licitações e Contratos, do INSTITUTO PROTEGE, que atua no apoio à eficiência da gestão pública e da segurança jurídica dos gestores, e do SEBRAE, que busca incluir os pequenos negócios no universo das compras públicas.

PARA OUVIR O EPISÓDIO ATUAL, CLIQUE NA PLATAFORMA DE SUA PREFERÊNCIA: