O Portal de Compras Públicas vai reunir prefeituras e gestores de Santa Catarina no próximo dia 29/01, num seminário intensivo em São José, na Grande Florianópolis. O objetivo é atualizar e preparar os municípios catarinenses para a entrada em vigor do novo Decreto sobre o Pregão Eletrônico (nº 10.024/2019), que tornou essa modalidade de licitação (compras pela internet) obrigatória a estados e municípios que utilizam repasses da União. Até então, a obrigatoriedade era somente para os órgãos federais. 

 
A data limite para os municípios passarem a utilizar o pregão eletrônico é Fevereiro, daí a iniciativa do Portal, que organizou o evento no estado em parceria com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul e o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
 
O Portal de Compras Públicas é a maior plataforma independente do setor e atende atualmente cerca de 400 prefeituras de todo país, oferecendo a esses compradores uma rede de mais de 70 mil fornecedores cadastrados. 
 
O diretor executivo do Cincatarina, Elói Rönnau, revela que a entidade - um consórcio público de compras compartilhadas criado em 2010 e que hoje reúne um terço dos 295 municípios catarinenses - economizou mais de R$ 13 milhões em 2019 comprando via o Portal de Compras Públicas. “Somos clientes há mais de cinco anos, a plataforma nos possibilitou ampliar e diversificar significativamente o número de fornecedores e o volume de propostas nas licitações, obtendo o menor preço”, detalha. “Só nos primeiros 20 dias de 2020 nossa economia já chegou a R$ 904 mil”.
Segundo Rönnau, o Portal é a principal ferramenta de compras dos 105 municípios associados ao Cincatarina – 99% delas são feitas por pregão eletrônico e via a plataforma. “Somos o terceiro maior comprador do Portal, que nos garante inovação tecnológica permanente, capacitação dos pregoeiros e modernização no uso do dinheiro público, além de maximizar o aproveitamento do nosso poder de barganha, pelas compras em grande quantidade”, afirma.
 
O diretor de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura de São Bento do Sul, Tiago Martinhuk, também aponta vantagens no uso do Portal. O município, que é o maior exportador de móveis do país, é cliente há três anos, quando buscou modernizar e agilizar as compras públicas, até então 98% realizadas de forma presencial. 
“Ficávamos refém dos mesmos fornecedores, além do cansaço dos pregoeiros em licitações grandes como as de medicamentos, por exemplo, que costumam envolver milhares de itens. Tudo tinha que ser digitado a mão, primeiro no sistema da prefeitura, depois no processo da licitação e, por fim, ainda no registro do resultado”, compara. “Com o Portal, a plataforma é integrada ao sistema de gestão da prefeitura e tudo é feito simultaneamente, o que reduz o tempo do processo licitatório e também a vulnerabilidade sobre as informações. Tanto que hoje a equipe de pregoeiros, que tinha certo tabu em relação ao pregão eletrônico, agora prioriza fazer a maioria das compras nesse formato. Outro diferencial é a transparência do processo: qualquer cidadão pode acompanhar as compras do município pelo Portal”.
 
Centenas de experiências bem sucedidas como essa permitem ao CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, afirmar: “Somos um centro de excelência e serviços especializados em compras públicas. Entendemos do ecossistema de compras governamentais, esse é o nosso maior diferencial no mercado e o objetivo com seminários como o de Santa Catarina é levar esse conhecimento ao maior número de prefeituras do estado”. 
 
SERVIÇO
 
Evento: Seminário de Compras Públicas Santa Catarina
Data: 29 de janeiro
Horário: 8h30 às 17h
Local: Empresarial Terra Firme 
Endereço: Rua Domingos André Zanini, 277 – Bairro Campinas/São José 
 
 
PALESTRANTES
 
GABRIELA PÉRCIO
Advogada e Consultora em Licitações e Contratos, especialista em Direito Administrativo, Mestre em Gestão de Políticas.
Tema:
Regulamentação das compras públicas em âmbito municipal
 
ELÓI RÖNNAU
Diretor Executivo do CINCATARINA desde 2010, formado em Contabilidade, especialista em Contabilidade Pública. 
Atua em gestão pública há 25 anos, já tendo ocupado cargos de Secretário de Administração, Planejamento, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Controle Interno.
Tema: 
Licitação Compartilhada
 
TIAGO MARTINHUK
Diretor de suprimentos e patrimônio do município de São Bento do Sul - SC, 
pós-graduando em Direito Público, atuou como presidente de comissões 
de licitações e pregoeiro do Município de São Bento do Sul e do 
Consórcio Intermunipal Quiriri. Também atua  como consultor em 
licitações e contratos e realiza capacitações na área de pregão 
eletrônico.
Tema:
A efetiva implantação do pregão eletrônico em municípios de pequeno e médio porte
 
EDINANDO BRUSTOLIN
Mestre em direito público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  advogado, consultor, professor de direito administrativo e palestrante.
Tema:
Eficiência nas compras públicas e o novo pregão eletrônico
 
LEONARDO LADEIRA
CEO do Portal de Compras Públicas, a maior plataforma independente da área no país.
Analista de sistemas especializado em aplicações para ambientes web, com ampla experiência em SaaS. Iniciou a carreira de gestor em desenvolvimento de sistemas na área de seguros (SASSE, 1991). Atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas ligadas à gestão pública desde 1999 e, especificamente, de e-procurement desde 2003, quanto capitaneou o desenvolvimento e evolução do Portal Cidade Compras (2003-2016), da CNM.
Tema:
O Portal de Compras Públicas

Assessoria de Imprensa
Portal de Compras Públicas