O CEO da empresa, advogado de licitações e diretor do CINCATARINA falam sobre as mudanças e a obrigatoriedade do pregão eletrônico para todos os municípios em junho
 
 
O Portal de Compras Públicas realiza na terça-feira (26/5), às 10 horas, uma Live especial dirigida a seus clientes Compradores – prefeituras, consórcios intermunicipais e órgãos públicos das administrações municipais. O objetivo é debater e trocar experiências sobre as mudanças trazidas pelo Decreto 10.024/2019, editado em setembro e que tornou o pregão eletrônico obrigatório para todos os municípios do país a partir de 1º de junho.
 
Os convidados da Live são o CEO do Portal, Leonardo Ladeira, o advogado especializado em licitações e assessoria aos municípios, Edinando Brustolin, e o diretor-executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), Elói Rönnau, que reúne 105 municípios. O evento será intermediado pela apresentadora Stella Menegucci.

Eles vão compartilhar com prefeituras de todas as regiões as principais exigências e alterações do novo Decreto, bem como as vantagens que a modalidade traz ao processo de compras públicas - maior agilidade, economia, segurança e transparência no uso dos recursos públicos. Grande parte dos municípios brasileiros ainda não domina as licitações em plataformas digitais, necessitando de capacitação e ferramentas como as que o Portal desenvolveu.
 
Maior plataforma independente de pregão eletrônico do país, o Portal de Compras Públicas vem fazendo um esforço concentrado desde setembro para treinar e capacitar seus clientes, inclusive os fornecedores, no novo Decreto que orienta o setor. O esforço resultou num aumento recorde no número de prefeituras atendidas nos últimos seis meses, que subiu de 400 para 700 e já equivale a 12,5% do total de municípios brasileiros (5.570). 
 
O Decreto 10.024/2019 tornou o pregão eletrônico (compras públicas em plataformas digitais, via internet) obrigatório para todos os municípios do país que utilizam as transferências voluntárias da União em suas aquisições. Essa é a principal fonte de recursos para mais de 90% das 5.570 cidades brasileiras. 
 
Em 03 de fevereiro a obrigatoriedade passou a valer para os municípios com mais de 50 mil habitantes (665); 
em 06 de abril para os que têm entre 15 mil e 50 mil habitantes (1.600 municípios); e 
a partir de 1º de junho alcançará os com população inferior a 15 mil (3.305 municípios).

A Live poderá ser assistida pelo LINK – https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nQQU0qoVQXKyjy0EBtKYqQ?fbclid=IwAR3mK1a4sUbBYrxN2zJRECkQOlRBvTQGNRbF0Tsv15zuyoqA2lVnfqfXM6g
 
SERVIÇO
Evento: Live sobre o Decreto 10.024/2019 e a obrigatoriedade do pregão eletrônico
Data: 26/05
Horário: 10 horas
Link de acesso à Live: